Acisbs - Associação Empresarial de São Bento do Sul - Batizada como Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul (ACISBS), a entidade foi fundada por um grupo de empresários em 9 de novembro de 1957. O objetivo inicial era criar uma entidade para representar a classe econômica e promover o desenvolvimento.

Feirão do Imposto é tema da tribuna popular na Câmara de Vereadores

O Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial (Acisbs) esteve na Câmara de Vereadores na noite de segunda-feira, 15, para falar da mobilização nacional Feirão do Imposto. O coordenador da campanha no município, Jeime Vieira da Silva, representou o grupo e levou as informações aos vereadores. “A proposta do movimento é sensibilizar a comunidade a respeito do quanto se paga em impostos e de que forma eles retornam para a sociedade” iniciou.

Jeime explicou que o mote da campanha deste ano é “Chega de mão grande”, com o slogan Ação contra a corrupção e a favor do retorno de impostos. Ele explica que desde o início do movimento, conquistas importantes já foram possíveis nacionalmente, como é o caso da Lei 12.741, Lei da Transparência, que institui a discriminação dos impostos nas notas e cupons fiscais; e a Lei 12.839, que estabelece a retirada de impostos federais que incidem em produtos da cesta básica. “Com todo esforço e civismo o Feirão do Imposto tem conseguido promover mudanças positivas” frisou.

Ainda em sua manifestação, Jeime falou que a luta contra a corrupção alcançou o nível de debate nacional. Com base nisso, o Núcleo direcionou ações para exemplos locais, para alertar sobre a morosidade de obras e as dificuldades no desenvolvimento do município. “A ineficiência na aplicação dos recursos públicos está em todos os lugares. E na cidade não é diferente. Temos exemplos visíveis da má aplicação” falou. O coordenador deu como exemplo, a Rodovia dos Móveis, citada na campanha, como uma obra que já contou com grande aplicação de recursos, prorrogação de prazos de finalização e faltam ainda 43% para ser concluída. “Existem diversas obras e ações utilizando recursos da arrecadação de imposto e que deveriam ser melhor acompanhadas por todos nós”.

Palestras – a equipe do Núcleo está percorrendo escolas municipais, estaduais e particulares para levar o assunto aos estudantes. Nessa semana, 300 alunos serão atendidos com a palestra do Feirão do Imposto.  Já no dia 30, fechando o mês de mobilização, haverá a palestra com o coordenador estadual da campanha, João Phillips, com o tema Impactos da Corrupção no retorno dos impostos.

Mobilização nacional – para o dia 27 de maio, o Núcleo prepara uma caminhada pelas ruas centrais para marcar as ações em todo o país. Mais de 100 cidades levarão para as ruas a proposta de informar a população sobre a carga tributária que incide em produtos e serviços no país. Em Santa Catarina 70 núcleos que integram o Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (Cejesc) participam da mobilização. 

Para assistir a apresentação, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=pNsM5uQ5lsU


Acisbs - Associação Empresarial de São Bento do Sul - Notícias -