Acisbs - Associação Empresarial de São Bento do Sul - Batizada como Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul (ACISBS), a entidade foi fundada por um grupo de empresários em 9 de novembro de 1957. O objetivo inicial era criar uma entidade para representar a classe econômica e promover o desenvolvimento.

Desenvolvimento Econômico e SCRcred na reunião de diretoria

Na reunião de segunda-feira, 10, da diretoria da Associação Empresarial (Acisbs), participaram o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adelino Denk, e o presidente da SCRcred, Uwe Stortz. Eles realizaram uma explanação das ações das duas entidades.

Adelino, o primeiro a fazer a apresentação, disse que em 90 dias de governo, ações importantes já foram realizadas, entre elas, a articulação e apoio para a retomada do Centro de Inovação; alterações de procedimentos para a simplificação dos projetos de pequenos valores para o Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codesbs) com a implantação do ato declaratório e parecer jurídico da lei 2.723 de incentivos econômicos. Também a secretaria está atuando no estudo da Lei Geral da Microempresa para regulamentação da Lei Municipal, criação da Sala do Empreendedor e a implantação, a partir de maio, do projeto Cidade Empreendedora. Outras ações também estão em andamento como o inventário de áreas e imóveis disponíveis para investimentos, parceria com a Investe SC para novos empreendimentos, entre outras.

Na área de turismo, o secretário destacou a parceria entre Acisbs, prefeitura e Sebrae na elaboração do planejamento de turismo municipal; o projeto de sinalização turística por meio de emenda parlamentar; revitalização da Praça Getúlio Vargas com a elaboração do projeto de melhoria na segurança, banheiros e parte de alimentação e eventos. Ele ainda trouxe alguns números do SINE, com 8.753 atendimentos; 471 carteiras de trabalho emitidas; 1.107 encaminhamentos para empregadores; 1.124 requisições de Seguro Desemprego; e o total de trabalhadores cadastrados é de 16.739. No Procon, Adelino destacou que até o momento, 31% dos atendimentos são referentes a telefonia. E no momento a equipe trabalha na fiscalização de revendedoras de veículos, checando notas fiscais e quilometragens.

Quanto à cooperativa de crédito, Uwe destacou que a SCRcred está presente em 14 municípios do Planalto Norte, com oito postos de atendimentos; 15,9 mil cooperadores e 69 colaboradores. Ele destacou a missão da cooperativa que é “oferecer soluções financeiras orientadas pelos princípios cooperativistas e contribuir para o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que atua”. Uwe falou dos serviços, que como qualquer outro banco, a cooperativa oferece conta corrente, convênio com o INSS, acesso da conta por Internet e Mobile, cartões, consórcios, seguros, aplicações, créditos e microcréditos, cobrança bancária e desconto de cheques e títulos. Também falou do Progrid, que oferece gratuitamente e no formato à distância, palestras, cursos e eventos educativos aos cooperados. São mais de 40 cursos com temas para educação financeira, administração do negócio ou desenvolvimento profissional, assim como dicas para ter mais qualidade de vida e cursos de inglês.

 


Acisbs - Associação Empresarial de São Bento do Sul - Notícias -